Menu Fechar

Padde 2024/2025

No presente ano letivo, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (EBSQF), pretende continuar a refletir e definir estratégias que permitam a exploração do potencial do digital. São, ainda, objetivos deste plano a utilização plena dos Laboratórios de Educação Digital (LED), bem como o acompanhamento dos sucessivos desafios associados à utilização da Inteligência Artificial (IA) no contexto educativo.

Planificação/Execução 2024/2025

Atividades, objetivos e intervenientes no PADDE para o ano letivo 2024/2025, nas dimensões tecnológica e digital, pedagógica e organizacional.

Dimensão
Atividade/Ação
Duração
Data Conclusão
Estado

Tecnológica e digital

Fomentar as medidas de proteção e segurança de dados e de privacidade, em conformidade com os normativos legais
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Tecnológica e digital

Plano de segurança e etiqueta digital
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Tecnológica e digital

Partilha periódica de Newsletters que aborde questões do digital e da IA
Anual
Agosto 2025
Não Iniciado

Tecnológica e digital

Atualização da página web da escola
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Pedagógica

Utilizar as potencialidades da plataforma Office 365 e os recursos tecnológicos e digitais disponibilizados pela escola
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Pedagógica

Potenciar o uso dos kits tecnológicos dos alunos, de forma a facilitar a dinamização de atividades digitais
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Pedagógica

Valorizar a criatividade dos alunos, reforçando práticas que potenciem a produção de conteúdos digitais pelos alunos
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Pedagógica

Partilha de experiências pedagógicas digitais
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Pedagógica

Participação em projetos externos à Escola (e.g., eTwinning, Erasmus+)
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Pedagógica

Apoio para professores na utilização da IA em contexto de sala de aula
Anual
Agosto 2025
Não Iniciado

Pedagógica

Criação um repositório de recursos educativos/tutoriais que explorem as potencialidades da IA para a aprendizagem
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Pedagógica

Criação de vídeos e/ou Podcasts para fins pedagógicos
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Organizacional

Formação do pessoal não docente no âmbito do digital
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Organizacional

Rentabilização da plataforma INOVAR
Anual
Agosto 2025
Iniciado

Organizacional

Monitorização do impacto da IA nas práticas educativas no ano letivo 24/25
Anual
Agosto 2025
Não Iniciado

Organizacional

Otimização dos canais de comunicação entre a comunidade e os serviços de administração escolar
Anual
Agosto 2025
Iniciado