Plano de ação
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (EBSQF) tem por base o quadro conceptual de documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, como o DigCompEdu e o DigCompOrg.
Foi iniciado no ano letivo 2021/2022 e inclui a análise dos resultados obtidos nos questionários SELFIE, aplicado às lideranças, aos docentes e aos alunos e ainda os relatórios de monitorização relativos aos anos letivos 2021/2022, 2022/2023 e 2023/2024.
A análise combinada dos resultados na execução de várias ações do PADDE obtidos nos anos letivos anteriores, permitiu identificar os pontos fortes, as áreas de melhoria, as prioridades no âmbito do digital e os aspetos a melhorar na EBSQF, levando à definição de objetivos e ações-chave que dão continuidade às ações já iniciadas anteriormente e a novas ações entretanto implementadas.
O PADDE pretende, também, acompanhar os desafios na utilização da Inteligência Artificial (IA) no contexto educativo. Assim, foram definidas algumas ações que permitirão acompanhar a evolução das ferramentas de IA e, na medida do possível, facilitar a sua integração nas práticas pedagógicas, induzindo e operacionalizando práticas mais dinâmicas e motivantes. Deste modo, espera-se um maior empenho dos alunos na execução das tarefas e, consequentemente, uma melhoria das suas aprendizagens.
